Shell contrata Modec para estudo de navio-plataforma em projeto de petróleo no Brasil | Empresas

A Shell deu mais um passo em seu grande projeto de petróleo em alto-mar (offshore) no Brasil ao contratar a Modec, que vai trabalhar em um estudo de engenharia e design de um navio-plataforma (FPSO, na sigla em inglês).

A ideia é que o FPSO seja instalado a cerca de 250 quilômetros da costa, informou a Modec, em nota. A Shell descobriu o campo de Gato do Mato há anos, mas avança lentamente no projeto em meio ao aumento dos custos de equipamentos e serviços. A construção de um FPSO pode custar mais de US$ 3 bilhões.

A Shell continua avaliando o campo de Gato do Mato e tem tomado medidas para avançar em direção a uma decisão de investimento, disse a empresa. A companhia destacou ainda que reavalia o escopo do projeto e o estudo com a Modec vai contribuir ainda mais para a implantação de um FPSO no campo.

O Brasil é uma importante fonte de produção de petróleo e gás para a Shell, principalmente por meio de parcerias com a Petrobras.

Dos 466.681 barris de produção de petróleo e gás que a Shell tinha em janeiro, apenas 31.252 eram provenientes de um campo que ela opera, de acordo com a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

— Foto: Associated Press

Fonte: valor.globo.com